Não ligue o ar-condicionado do carro logo após entrar nele

Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400 mg a 800 mg de benzeno. Se está no sol a uma temperatura superior a 16º C, o nível de benzeno subirá para algo que varia de 2000 mg a 4000 mg, 40 vezes acima do nível aceitável.

A pessoa que entra no carro precisa deixar as janelas abertas por algum tempo pois mantendo fechadas aspirará excessivas quantidades desta toxina.

O benzeno é uma toxina que afeta os rins e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica.

Ar-condicionado nos Automóveis

O manual do condutor indica que antes de ligar o ar-condicionado, deve-se, primeiro, abrir as janelas e deixá-las assim por uns dois minutos, mas não explicam por quê.

Explicação médica

O ar refrescante, antes de sair frio, libera todo o ar do plástico quente o qual libera benzeno.

É fundamental não ligar o ar condicionado imediatamente ao se entrar no carro. E mais do que isso: coloque o carro em movimento com os vidros ainda abertos. Direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior. Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. 



O benzeno, além de causar câncer, envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue.

O grau de exposição ao ar portador de resíduos de benzeno pode ainda provocar leucemia.

Também pode causar aborto.

Comentários