Zé Dirceu vetou sambista que homenageou Joaquim Barbosa


Por Eduardo Bohrer
Estou concluindo a leitura de "Dirceu - a biografia" de Otávio Cabral. Como é de se esperar, fiquei estarrecido e indignado com tudo o que li. Mas, já no finalzinho do livro, deparei com um fato que me derrubou o queixo.

Quem me conhece sabe que sempre fui frequentador do bar e restaurante Feitiço Mineiro, desde sua inauguração em 1989. Apesar das divergências políticas e ideológicas, sempre mantive um relacionamento cordial com seu proprietário Jorge Ferreira. 


Cacique Dirceu das Sombras não gostou de samba a Barbosa


Tradicionalmente, há alguns anos o reveillon do Feitiço Mineiro vinha sendo animado pelo sambista Noca da Portela. Eu mesmo passei mais de um reveillon no Feitiço. Apesar de me incomodar um pouco com a mania do Noca de inserir manifestações políticas no meio dos seus shows ("o nosso querido Fidel Castro", "o nosso amado Lula" e coisas assim) não há como negar que é um baita sambista e as festas de fim de ano no Feitiço sempre foram muito boas. Não fui ao reveillon passado porque desta vez virei o ano em Porto Alegre.

Pois li na biografia do Dirceu mais uma. O comportamento do Dirceu em nada me surpreendeu e nem é de surpreender ninguém, é exatamente o que se espera dele. O que me deixou profundamente decepcionado foi o Feitiço Mineiro.

Noca da Portela, sambista e negro, compôs um samba em homenagem a Joaquim Barbosa. Zé Dirceu soube disso (não imagino como soube - será que ele tem um serviço particular de inteligência?). Jantando com o proprietário do restaurante, Dirceu pediu que a contratação de Noca da Portela fosse suspensa. E foi atendido.

Como eu disse, não estava em Brasília no ano novo, mas será que os clientes do restaurante, acostumados ao tradicional show do Noca todos os anos, foram informados sobre a razão da suspensão?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Levantar a ponta do véu da saúde mostra que a noiva está sem calcinha

O complexo de Édipo na política brasileira

O que o PSDB precisa fazer para ser PSDB?