O lobby de Lula na Guiné francesa


Por Ossami Sakamori

Notícia que "passaria batido" se não fosse o meu interesse em desvendar o loby que o presidente Lula faz ostensivamente para o André Esteves, do BTG Pactual. Leiam o trecho da notícia do tradicional jornal Estadão, um trabalho muito bem feito, e na sequência os meus comentários.

A companhia tomou também a decisão de reduzir riscos, cancelando 70 projetos que estavam em estágio inicial e apresentavam algum tipo de risco geológico; suspendeu também o projeto do Rio Colorado, na Argentina, e de Simandou, na África, para evitar riscos políticos e geográficos. Fonte: Estadão.

Eu já comentei sobre o loby que o presidente Lula faz para o empresário André Esteves do BTG Pactual em diversas matérias anteriores. Foi interferência direta do presidente Lula para que o André Esteves tornasse sócio da CEF no Banco Panamericano. Com interferência do Lula & Dilma que André Esteves amealhou 50% da Petrobras Oil & Gas, detentora de direitos de exploração dos campos importantes de petróleo na costa ocidental africana por preço de banana.

Presidente Lula faz lobby para o empresário André Esteves junto ao presidente Alpha Condé da Guiné (francesa), para conseguir a fatia de 50% de uma jazida de minério de ferro na província minerária do Simandou. Já atuam na mesma província as empresas Rio Tinto e BHP Billinton, cada qual numa jazida diversa do objeto da notícia. A jazida em questão é uma das 3 jazidas concedidas pelo governo de Guiné.

O presidente Lula trabalha (faz lobby) nesse assunto, desde o final de 2010, para o empresário André Esteves. Com a desistência da Vale do projeto Simandou, abriu-se o caminho para a empresa B&A Mineração, uma associação da BTG Pactual e holding da empresa do Roger Agnelli, ex-Vale, se tornar dona de 50% de concessão de um dos projetos do Simandou. A agência Reuters noticiou que a B&A teria interesse, também, na fatia de um outro projeto, o do BHP Billiton, um outro projeto na mesma província do Simandou.
Só para conhecimento, a província minerária de Simandou é considerada, na somatória dos 3 projetos, como a maior jazida de ferro do mundo. A empresa B&A Mineração dos brasileiros André Esteves e Roger Agnelli poderá se tornar um player importante no setor de mineração no mundo. Tudo está nas mãos do lobista Lula. Com certeza, conseguindo alcançar seus intentos, o presidente Lula se tornará US$ bilionário com o serviço de lobby, de forma legal. Por estas e outras que Lula quer continuar mandando no governo do Brasil. Ou vocês acham que Lula está preocupado com a fome dos sertanejos?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Levantar a ponta do véu da saúde mostra que a noiva está sem calcinha

O complexo de Édipo na política brasileira

O que o PSDB precisa fazer para ser PSDB?