Como 200 milhões podem virar 3 bilhões de reais


Se o PT recebeu 200 milhões dólares (540 milhões de reais) algumas contas precisam ser feitas. E pode ser que algumas cabeças passem a noite tentando encaixar esse número nas versões oficiais.

A dúvida que fica é que tipo de conta estão fazendo aqueles que investigam o caso. Porque uma investigação não pode ser uma conta de fechar, tem de ser uma conta de abrir, mesmo que seja pulando o muro, né Vaccari.

Digamos que uma empresa receba 280 mil reais por mês para não fazer nada, apenas para funcionar como fachada. Em um ano terão sido lavados R$ 3.360.000,00 (3 milhões e 360 mil reais). Em dez anos, 33 milhões e 600.

E se essa empresa for apenas uma de uma dezena de empresas, de fachada ou não? Multiplique então por dez (empresas - a Lava-jato fala em 19 empresas). A bola de neve passa fácil o bilhão. Só na transação da Petroquímica Triunfo fala-se em 1,4 bilhão como preço de mercado mas foram pagos 4,7 bilhões.

Citei um caso, de uma empresa que existe mesmo, e que recebe 280 mil por mês para ficar com o galpão vazio o ano todo.

Mas a pergunta que fica, e que não vai calar nunca, é se uma empresa de fachada num ramo como o do petróleo receberia "apenas" 280 mil por mês. É, a noite vai ser curta para as cabeças pensantes.

Comentários